Parque Harmonia receberá 41 mudas de árvores durante o Acampamento Farroupilha

Número simbólico representa a quantidade de edições do evento; ação é fruto da união da concessionária e piqueteiros

Em um gesto de compromisso ambiental, preservação e sustentabilidade, a GAM3 Parks se uniu à Ecoreal, especialista em práticas ESG, e à Comissão dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, para o lançamento do projeto “Bosque Farroupilha”, que marca o início do processo de compensação das árvores no Parque Harmonia. A ideia é que 41 mudas de vegetais nativos de Porto Alegre sejam plantados no local, em conjunto com os piqueteiros, durante o Acampamento Farroupilha. A ação faz referência e celebra os 41 anos do tradicional evento.

As mudas serão de espécies tipicamente gaúchas, tais como o ipê-rosa, timboúva, salso crioulo e ingá macaco. O plantio será realizado entre os dias 01 e 20 de setembro, período em que o Acampamento Farroupilha será realizado. O local escolhido, próximo às churrasqueiras, proporcionará um espaço de convivência e reflexão, onde haverá uma placa com histórias e homenagens aos piqueteiros participantes.

Além da compensação iniciar, a concessionária garante que não haverá mais remoções, apenas as que apresentarem estado de saúde deteriorado ou riscos iminentes. “O que será semeado não serão apenas mudas, mas também um futuro mais verde e sustentável para o Parque Harmonia e Porto Alegre” – garante Piettro Boscardin, especialista em ESG e sócio-fundador da Ecoreal.

COMUNIDADE FARROUPILHA

Essa ação está alinhada com a missão da GAM3 Parks de promover a revitalização e modernização do Parque Farroupilha. Entre as iniciativas do projeto, está sendo realizada obras de infraestrutura que garantiram acessibilidade no parque e melhor drenagem. 

– A iniciativa visa potencializar a conservação deste patrimônio natural e cultural, buscando enriquecer a experiência por meio de uma gestão responsável de espaços públicos. Essa aliança com a comunidade de acampados e piqueteiros fortalece o laço com a cidade e reforça o espírito coletivo – destaca Carla Deboni, diretora administrativa da GAM3 Parks.

Em relação às ações de compensação ambiental previstas para mitigar os impactos das intervenções e revitalização do parque, ainda em 2023, serão plantadas outras 250 mudas no parque. Esse plantio ocorrerá entre os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Já a segunda fase de medidas compensatórias será realizada entre os meses de março e maio de 2024. 

plugins premium WordPress